Retrospectiva 2023 do Sindcontas

 

Entre as diferentes ações do Sindcontas no último ano, a missão segue a mesma: atuar em defesa dos profissionais auditores do estado da Paraíba

Durante o último ano da atual gestão do Sindcontas, o trabalho seguiu firme em prol da classe representada. No ciclo 2023, o Sindicato participou de discussões legislativas, assembleias, congresso de alcance nacional, olimpíadas dos tribunais, e um dos movimentos mais expressivos: a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração, que já somava mais de 10 anos sem proposta para reformulá-lo.

A reestruturação do plano foi aprovada em assembleia, por unanimidade, e o novo PCCR foi criado por uma comissão, composta por diretores e sindicalizados. Durante o mês de maio, ele foi protocolado no Tribunal de Contas da Paraíba e, em junho, foi apresentado ao presidente, Antônio Nominando Diniz Filho. De acordo com um dos vice-presidentes do Sindcontas, Weverton Lisboa de Sena, o novo PCCR traz diversos avanços para a carreira, como a necessidade de capacitação contínua, a valorização remuneratória, a equidade no crescimento da carreira e um maior destaque para a atividade fim do TCE-PB.

Outras atividades também ganharam destaque nas ações do Sindicato, como a criação de uma proposta apresentada como emenda pelo Deputado Jutay Meneses e que, apesar de não ter avançado com o governo, abriu espaço para debates importantes sobre o tema, a homenagem ao auditor de controle externo Jader Jefferson pelos serviços prestados em 48 anos atuando na função de auditoria, e também o patrocínio à publicação do livro “Carreiras Típicas de Estado – Prevenção e Enfrentamento à Corrupção sob a Perspectiva Internacional”, com autoria dos Auditores de Controle Externo Alcimar Fraga, Matheus Lacerda e Willo Pinheiro, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.

Além desses eventos, o Sindcontas também apoiou a realização do 6º CONACON – Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo, em João Pessoa, e a participação dos profissionais da Paraíba nas Olimpíadas dos Tribunais de Contas do Brasil, em Cuiabá. Para fechar 2023, o sindicato comemorou e confraternizou, promovendo a festa de 50 anos de existência dos cargos de Controle Externo.

Para continuar nos acompanhando, convidamos a todos para seguirem os canais oficiais do Sindcontas no Instagram, Twitter e Linkedin, pelo @sindcontaspb.