Cargos de controle externo do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba completam 50 anos

Profissionais que se dedicam exclusivamente ao controle externo dos recursos públicos paraibanos celebram meia década de comprometimento com a área de atuação

Instalado em março de 1971, o Tribunal de Contas da Paraíba iniciou sua atuação no estado com poucos cargos para desenvolver as demandas existentes, e sem qualquer destaque específico para as atividades técnicas de controle externo. Passados dois anos, em 10 de dezembro de 73, durante o governo Ernani Sátiro, foram criados os cargos de Técnico de Controle Externo e Auxiliar de Controle Externo por meio da Lei Estadual nº 3.729/73.

De lá para cá, entre mudanças legais e constitucionais, o TCE-PB, juntamente com seus profissionais de controle externo, se consolidou na Paraíba, construindo uma história de credibilidade e dedicação à sociedade. É importante ressaltar que a relevância dos cargos de auditoria reside no fato de que eles são capazes de identificar situações em que os recursos públicos estão sendo mal utilizados, desviados, e podem, também, sugerir melhorias nos processos e nas políticas públicas, visando sempre o aprimoramento da gestão dos recursos

Dessa forma, a presença desses profissionais fiscalizadores é essencial para garantir a transparência na utilização dos recursos públicos, prevenir fraudes e corrupção, e promover a eficiência na gestão dos recursos disponíveis. É fundamental que esses profissionais tenham autonomia e independência para realizar suas atividades, garantindo, assim, a efetividade do controle. Por isso, o corpo de servidores é formado por meio de concurso público, não só na Paraíba, como em todo o Brasil.

Celebração 50 anos

Para comemorar ainda mais a importância dos cargos, a história que vem sendo escrita até hoje e os resultados conquistados, O Sindcontas (Sindicato dos Profissionais de Auditoria do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba) promoveu um evento no Maralto – Altiplano, com atrações musicais, buffet livre e mita animação para todos os presentes. A mensagem compartilhada por todos, em consonância era que “já alcançamos os cinquenta, e chegaremos a muito mais. Vida longa à Auditoria!”