Sindcontas emite comunicado aos usuários do plano de saúde

COMUNICADO

Aos usuários dos Planos de Saúde UNIMED João Pessoa (1- Contrato Novo e 2 – Contrato Antigo):

1. Em consequência de determinação da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar 1,2, foram suspensos os valores decorrentes de aumentos anuais e de mudanças de faixa ocorridos em 2020 no período de setembro a dezembro/2020.
  2. Em virtude da decisão repentina da ANS e de impossibilidades técnicas da UNIMED, este Sindicato implementou o benefício no período citado (setembro-dezembro/2020), não conseguindo, porém, informar em tempo hábil.
  3. Informe-se que aumentos anuais de 2020 dos contratos novo e antigo ocorreram em janeiro/2020 e julho/2020, respectivamente, sendo que, em função da dinâmica financeira, os valores começaram a ser debitados dos salários/proventos em dezembro/2019 e junho/2020, respectivamente.
  4. Esclareça-se que os valores do benefício da suspensão serão pagos ao longo de 2021, em rotina ainda a ser informada pela UNIMED e negociada com o Sindicato.
  5. Esclareça-se, ainda, que em janeiro/2021, com repercussão já no salário/provento de dezembro/2020, os valores voltam ao normal, considerando já, inclusive, um aumento anual 2021 de 5,00% do contrato novo.
  6. Em termos práticos, para janeiro/2021: a) contrato novo: valor de agosto/2020 + aumento de faixa, se for o caso + aumento de 5,00%; e b) contrato antigo: valor de agosto/2020 + aumento de faixa, se for o caso. A esses valores serão acrescidos, oportunamente, o pagamento do benefício suspensão, conforme item 3.
  7. Sugere-se aos usuários consultarem os demonstrativos de salário/provento de agosto/2020 e de novembro/2020, para perceberem os valores normais e com o benefício da suspensão, respectivamente, multiplicando a diferença por 4 (quatro) (setembro a dezembro/2020), como forma alternativa, uma vez que este Sindicato solicitou da UNIMED relatório/demonstrativo detalhado, não tendo sido ainda atendido. Atente-se que, para os usuários que mudaram de faixa, os valores desse evento também devem ser considerados.

A Diretoria.

1 https://www.unimedjp.com.br/newsletter/cliente/comunicado-suspensao-reajuste/

2 https://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/consumidor/5920-suspensao-de-reajustes-2020