27 de abril – Dia do Auditor de Controle Externo

Anualmente, no dia 27 de abril, se comemora o dia do Auditor de Controle Externo, conforme Lei Estadual nº 10.940/2017, de autoria do Deputado Raniery Paulino. 

Conforme delineado pelo texto da lei mencionada, o Auditor de Controle Externo é o ocupante de cargo efetivo do Tribunal de Contas, concursado original e especificamente para o exercício de atividade exclusiva de Estado, de natureza finalística de controle externo, de complexidade e responsabilidade de nível superior, relativas à titularidade das atividades indissociáveis e privativas do planejamento, coordenação e execução de auditorias, inspeções, instruções processuais e demais procedimentos de fiscalização de competência do Tribunal de Contas.

De forma mais concisa, os Auditores de Controle Externo constituem peça fundamental no sistema dos Tribunais de Contas do Brasil. É absolutamente inconcebível oferecer à sociedade um órgão de controle de qualidade sem um quadro de auditores capacitados, independentes e motivados. Nessa esteira, os Auditores do TCE-PB têm feito a sua parte, fiscalizando anualmente a aplicação de bilhões de reais dos escassos e preciosos recursos da sociedade, emitindo milhares de relatórios técnicos e contribuindo para uma melhor gestão pública.

A todos que fazem parte dessa valorosa categoria de servidores públicos, nossas sinceras felicitações.

 

Antônio de Souza Castro

Diretor Presidente do Sindcontas