Homenagens e reflexões no dia 27/04

Comemoração do Dia do Auditor de Controle Externo

No último dia 27 de abril, no Auditório Celso Furtado, do Centro Cultural Ariano Suassuna, foi celebrado o Dia do Auditor de Controle Externo, promovido pelo Sindicato dos Profissionais de Auditoria do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba – SINDCONTAS. A ocasião contou com a presença de autoridades como o Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba André Carlo Torres Pontes e a Procuradora Geral do Ministério Público de Contas Sheyla Barreto Braga de Queiróz, os quais em suas palavras destacaram a importância dos auditores de controle externo no cenário da fiscalização. O primeiro destacou que a Auditoria tem a condição de transformar a realidade das pessoas através do seu trabalho, enquanto que a representante do parquet considerou que a Auditoria representa os “ouvidos da Coroa”, destacando a sua importância na defesa da Administração Pública.
O evento, aberto pelo presidente do SINDCONTAS, o auditor de contas públicas, Paulo Germano da Costa Alves Filho, contou, ainda, com a participação do Presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo - ANTC, Sr. Francisco José Gominho Rosa, que em sua fala destacou a necessidade de mudanças nas Cortes de Contas, tendo a auditoria um papel extremamente relevante diante de um cenário nacional de escândalos envolvendo o controle externo. Na sua concepção, há neste momento uma oportunidade para que o órgão adquira uma formatação mais técnica e a Auditoria precisa participar ativamente desse processo.
O Deputado Estadual Raniery Paulino, autor do projeto de Lei nº 1.333/17, que insere no calendário do Estado da Paraíba o Dia do Auditor de Controle Externo, a ser celebrado no dia 27 de abril, com a promoção de algum evento de repercussão social, ou seja, que permita à sociedade conhecer melhor o trabalho dos auditores de controle externo, em sua fala destacou: “O Estado Brasileiro precisa dos Auditores de Controle Externo e, principalmente, a nossa gente, os paraibanos, aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade e que não mais suportam conviver com corrupção, negligência e desvios de conduta”.
O evento contou, também, com a presença do coordenador do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado – GAECO, o Promotor de Justiça Octávio Celso Gondim Paulo Neto, que destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos auditores de controle externo para subsidiar as ações do Ministério Público Estadual. Aproveitou a oportunidade para convidar todos a participarem do HACKFEST, um evento de combate a corrupção, com a utilização de tecnologia avançada e que permite o cruzamento de dados.
Encerrando a comemoração, o presidente do SINDCONTAS, destacou a necessidade da participação da Auditoria dentro de um processo de mudança que é necessário. Falou que a celebração nasceu da esperança por dias melhores para a construção de uma sociedade mais justa e do sonho de ver a Auditoria de Controle Externo no lugar que merece. Aproveitou, ainda, a ocasião para homenagear os auditores Jader Jefferson Bezerra Marques, Yara Sílvia Mariz Maia Pessoa (aposentada), e Hugo José Freitas Peregrino, que dedicaram as suas vidas ao controle externo, destacando nos três os traços da experiência e da forte ligação com a Corte de Contas da Paraíba.