Dia do Auditor de Controle Externo

Celebra-se em 27 de abril o Dia do Auditor de Controle Externo. Trata-se de dia dedicado ao profissional selecionado através de concurso público, exigindo-se dele formação multidisciplinar e domínio principalmente de disciplinas jurídicas, contábeis, econômicas e de administração pública. A atuação deles, na área finalística dos Tribunais de Contas Brasileiros, compreende a realização de auditorias e inspeções, levantamentos, acompanhamentos e monitoramentos; o exame de recursos; a análise de denúncias; a conversão de dados e informações em conhecimento; e a redação de relatórios e instruções que servem de subsídio para as decisões dos Tribunais de Contas.

Tem-se o Auditor de Controle Externo como o olho atento da sociedade na verificação e no cuidado com os recursos públicos. Em função dos trabalhos realizados, nem sempre o profissional é bem compreendido. Mais do que isso, determinados setores se incomodam com os resultados das atividades. Mas, independente da incompreensão, das reações e dos incômodos, o que se verifica é o Auditor de Controle Externo, em atitude de compromisso e consciente de suas responsabilidades, mesmo em condições nem sempre favoráveis, empenhando-se cada vez mais. E não poderia ser diferente, pois a sua boa atuação repercute em revelação de desvios de recursos, de favorecimento a grupos e de incompetência gerencial.

Da atuação do Auditor de Controle Externo também se verifica a indicação de aspectos e modelos que, se bem assimilados e seguidos, podem corrigir os rumos da administração pública. Vê-se, pois, como relevante o papel do Auditor de Controle Externo, sendo essencial que se garanta a sua independência funcional, que se incentive seu continuado aprimoramento e que se valorize e preserve a dignidade do cargo. Aos profissionais Auditores de Controle Externo do Estado da Paraíba, guardiões da administração pública paraibana, registrem-se os parabéns, saudações e homenagens.

A Diretoria.