Sobre Nós

O Sindcontas (Sindicato dos Profissionais de Auditoria do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba) tem por finalidade a representação sindical dos Auditores, Auditores de Contas Públicas e Auxiliares de Auditoria de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado. Além disso, o Sindcontas presta assistência social, educacional e cultural aos seus sócios e dependentes, bem como trabalha pela defesa da melhoria profissional dos seus congregados.

Histórico

Não foi fácil e nem pacífica a gênesis deste sindicato.Tudo começou em 19 de março de 1990. Neste ano, tomou posse no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, a diretoria eleita da Associação dos Analistas de Controle Interno e Externo do Estado da Paraíba (AACIEX), para o biênio 1990/91. Nesse mesmo dia, por sugestão do então presidente, o ACP Everaldo Morais Silva, a AACIEX foi transformada em sindicato. Surgia assim o Sindicato do Controle Interno e Externo da Paraíba (SINPROCIEP atual SINDCONTAS).

Em junho de 1994, foi criado um veículo de comunicação para a categoria, com a primeira edição inaugural do BOLETIM DO SINPROCIEP nº 1. Durante todo o triênio as confraternizações e festas juninas foram uma constante e com a participação maciça da categoria. Em seguida, já na presidência do ACP Antonio Castro, o sindicato passou a adotar outras estratégias de luta, quais sejam: participar ativamente dos trabalhos de atualização do TCE, que trabalhava atrasado e por isso não gozava de grandes prestígios junto à sociedade.

Diante de todas as lutas enfrentadas, o TCE despertou um sentimento de credibilidade numa parcela significativa da sociedade e não seria justo retroceder e desiludir estes cidadãos que tanto espera de nós. Cabe aos mais jovens, com vigor, equilíbrio, humildade, independência e bom senso, continuarem a luta. Não aceitar jamais barganhar com o poder a independência e dignidade da classe, representada pelo sindicato, porque este ainda é a nossa última trincheira de luta.

Download Histórico (PDF)

Estatuto

O Sindicato dos Profissionais de Auditoria do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba – SINDCONTAS PB, é uma Entidade Civil, de direito privado, sem fins lucrativos, por tempo e duração ilimitada, com base territorial em todo o Estado da Paraíba, regendo-se pelo presente Estatuto:

Download Estatuto (PDF)